Com júbilo e temperança venho hoje lhes falar sobre um tema muito polêmico, visto que o mesmo tem uma compreensão dúbia diante dos olhos da humanidade: A AMBIÇÃO!
É correto ser ambicioso?
Pode-se dizer que sim, quando se aspira uma vida melhor, quando se procura uma situação agradável para a matéria, quando se busca tranquilidade, conforto e a satisfação pessoal, sem que esses atributos prejudiquem o seu semelhante. O progresso não deve ser apenas espiritual, mas também material.
Tenham em mente que a ambição é necessária para sua evolução, mas não se esqueçam de que tudo o que conseguires não te pertence, apenas farão uso de bens que um dia terão de restituir, quando do retorno à verdadeira vida, oportunidade em que levarão consigo apenas as experiências e os conhecimentos adquiridos, e a disposição de suas atitudes que induziram vossos espíritos a exercer o bem e o mal.
Devereis, portanto, saber diferenciar a ambição da ganância, pois esta nada mais é do que a ambição desmensurada, sem limite, aquela que não vacila em prejudicar o próximo obter uma vantagem própria.
Vale dizer que, quando o ser humano compreender o verdadeiro propósito de sua passagem pela experiência carnal, essa situação desaparecerá por completo. Este é ainda um planeta em vias de transformação, passando por provas e expiações à caminho da regeneração, e, estou convicto que esse dia há de chegar, e todos os seres hão de compreender que como consequência de seu trabalho, encontrarão seu bem-estar, de forma natural, sem causar prejuízo ou dano a quem quer que seja.
Para finalizar, em alguma ocasião, que sempre é oportuna, os seres aqui encarnados são colocados frente a frente com a sua própria ambição, a qual poderá ter um teor positivo, que os impulsionarão adiante, estimulando-os para o vosso necessário desenvolvimento. Sem ambição, não haveria progresso, mas sim estagnação. Daí, conclui-se que o que parece ser errôneo nada mais é que o incentivo esclarecedor do espírito.
A ambição é o primeiro passo para atingir as suas vontades e seus ideais, que em primeiro plano parecem, muitas vezes, serem inatingíveis. Assim, prepare essa caminhada, fazendo uso de seu segundo passo, que é a construção dos degraus que te conduzirão às suas metas, mas sempre lembrando que os alicerces dessa construção deverão ser baseados nos princípios da honestidade, do caráter e da orientação da graça divina, sem a qual não haverá luz suficiente para fazê-los enxergar sua marcha a caminho de suas aspirações.
Fiquem todos na paz de Jesus!
José Eulálio.
Pelo espírito de: José Eulálio
Data da Psicografia:19/05/2015
..................................................................................................................................................................
Colônia Fraternal Bom Jesus
Centro Espírita no Ipiranga - SP
Você é nosso convidado. Venha conhecer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário